Em Lucas 12.13-21, Jesus conta uma parabola sobre o Rico Insensato!
Lendo esta passagem, qual segurança que temos em nossa vida?
Bem, muitos possuem um bom convênio médico, bons recursos, seguro do carro, seguro de vida, seguro residencial e até bons empregos. É claro que na correria que vivemos em sociedade, tudo isso é importante.Mas o que garante você estar vivo?
Gostaria de destacar 3 problemas da riqueza e do bem estar da nossa sociedade:
1.Nos leva a pensar que somos alguém pelo que temos ou conquistamos (ver.13 e 14). Jesus disse: “avida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. Ou seja, a vida terrena não tem mais valor do que a vida eterna. Paulo falando em sua 2 carta aos Coríntios cap.4.18, disse: “Assim fixamos nossos olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê, é transitório, mas o que não se vê é eterno.”
2.Não sabemos o que fazer com o que temos (ver 16 e 17). As terras do homem rico haviam produzido muito, diz o texto! Ou seja, mesmo assim, ele faz uma pergunta para ele: O que vou fazer? Diz ele: “já sei, vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores” (ver 18). Bem, o que você tem feito com o que Deus lhe deu? Somos mordomos de tudo o que temos. Nosso investimento não é aqui! Existe um reino celestial que nos aguarda, que você principalmente possa investir lá! Ver 1 Tm 6.17-19.
3.Dois erros do homem rico:
°Ele pressupõe que viverá por muitos anos (ver 19)-Ver Sl 49.12-13
°Ele pressupõe que as coisas desta vida podem satisfazer sua alma-(ver 19b). Ele entende que 4 verbos podem satisfazer a sua alma: Descansar, comer, beber, alegra-se. Sabemos, que todas essas coisas são importantes para mantermo-nos vivos, porém, não podemos viver como se não existisse a eternidade.
Conclusão:
Todos nós um dia passaremos pela morte, Veja oque Jesus diz ao homem rico: “Louco,está noite sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? Assim acontece com quem guarda para sí riquezas, mas não é rico para com Deus”. (ver 20 e 21)
O versículo 34 deste capítulo nos alerta sobre nossa prioridade. “Pois onde estiver o seu tesouro, ali estará o seu coração”.
Deus te abençõe e até a próxima!