Quem não quer ser Feliz?
Gostaria de pensar com você sobre “Felicidade” em um lindo e clássico texto bíblico, que encontra-se no Salmo 1. Na verdade os versículos 1-2!
“Como é Feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores; ao contrário, sua satisfação e está na Lei do Senhor, e nessa Lei medita dia e noite.” (NVI).
Muitos até dizem que felicidade possa estar ligada ao destino, Bem, gostam desta linha aqueles adeptos ao “fatalismo” – doutrina segundo a qual os acontecimentos são fixados com antecedência pelo destino.
O texto acima nos mostra o verdadeiro segredo, não daqueles que querem ser felizes, mas dos que já são felizes e agem de acordo com duas perspectivas importantes, na qual gostaria de compartilhar com você:
- “as negativas” – ele não segue conselho, não imita conduta, não se assenta. Ou seja, aquele que é feliz não toma essas decisões em relação ao ímpio. Mas, o que seria uma pessoa ímpia? Impio significa desumano,desnaturado, insensível. É aquela pessoa que não tem piedade, que age cruelmente. Que não crê em Deus e naturalmente nos valores e orientações que Deus nos deixou através de sua Palavra. Mas, o que isso tem a ver com a nossa Felicidade? Bem, isso quer dizer que se você quer ser feliz, não busque conselho para sua vida com qualquer pessoa, isso quer dizer que não é prudente que você imite estilo de vida daqueles que não vivem de acordo com os valores do Cristianismo! Por fim, fica evidente que quando somos mais influenciados pelas nossas emoções, e por conselhos de “ímpios”, temos um grande passo para viver como uma pessoa sem piedade e insensível à voz do Senhor Jesus.
- “o que fazer então?” – a sequência do texto bíblico acima, nos mostra que quem é feliz, ele não somente vive como um Filho de Deus, mas que ele pauta todas as decisões de sua vida na “Palavra de Deus”. Portanto, ele tem prazer em meditar nessa Palavra e vivê-la! É algo valioso para ele que é feliz. Aliás, ele é feliz exatamente por isso! Ou seja, toda decisão que ele procura aplicar para sua vida, está sendo orientada pela Palavra de Deus – isso mesmo, pela Bíblia. A lição que fica para nós é que a Bíblia é então, o livro da Felicidade.
Conclusão –
A minha oração em seu favor, é que você possa ouvir mais o que a Bíblia tem a dizer sobre sua vida e família, do que seguir conselhos ou imitar condutas que levam à destruição. Cuidado também com as decisões do seu “coração”, pois a mesma Bíblia nos diz que o nosso coração é enganoso (Jr 17.9), mais do que qualquer outra coisa! Deus abençoe Pr Paulo Alessandro.
Pr Paulo Alessandro
É Pastor da Igreja Batista Memorial de Pompeia. Casado com Raquel Leão. Formado em Marketing pela Universidade UNISA em 2003, Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo em 2013, Pós-graduando em Teologia e interpretação bíblica pela Faculdade Batista do Paraná! Mora em Pompeia / SP.