De acordo com o Novo Testamento, a Igreja é, um grupo de pessoas que confessam e dão evidência de que foram salvas apenas pela Graça de Deus, tão-somente para sua glória e por meio da fé em Jesus Cristo. Assim, o Novo Testamento também nos dá algumas referências à Igreja, que falam de um corpo de pessoas local, ativo e afetuoso, comprometidas com Cristo, e uma com as outras. Comprometidas uma com as outras!

Portanto, quando falamos de comprometimento de uns com os outros, falamos de responsabilidades como: cuidado, amor, mutualidade e até responsabilidades sociais. E enquanto está neste mundo, a igreja é também uma instituição organizada sem fins econômicos. E como toda instituição, possui seus direitos e obrigações legais a responder perante a sociedade. Por este motivo, como instituição, é importante que os seus membros compreendam que são responsáveis pelo sustento da obra de Deus com seus dízimos e ofertas. Mas, para compreender isso, estarei trazendo uma série de artigos sobre a contribuição.

Em Primeiro lugar, gostaria de destacar que a “Contribuição Cristã é uma expressão da Graça de Deus” –

Usaremos o texto de 2 Coríntios 8.1-6 –

“Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.
No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.
Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria
eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.
E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.
Assim, recomendamos a Tito, visto que ele já havia começado, que completasse esse ato de graça da parte de vocês.”

Vale notar que Paulo não inicia se referindo à generosidade das Igrejas da Macedônia no norte da Grécia. Antes, o autor da carta começa com a “Graça que Deus concedeu às Igrejas da Macedônia” (1) – Ou seja, por trás da generosidade das Igrejas da Macedônia, Paulo viu a generosidade de Deus. Com isso, aprendemos que contribuir com a sua Igreja local é um Ato de Generosidade, porque antes de tudo, temos um Deus gracioso e generoso. Sim, se temos condições é porque o Criador e Sustentador do universo, nos dá essa condição! Se somos parte do Corpo de Cristo, e temos Salvação Eterna, é porque Cristo morreu na Cruz por nós. Então, não existe gesto de Graça e generosidade maior do que este. Sendo assim, Deus age no meio do seu povo com generosidade para que ele seja generoso também com sua Obra.  Precisamos notar também mais três pontos importantes:

  1. Em meio a mais severa tribulação, tiveram “grande alegria” em sua generosidade (2).
  2. Temos que contribuir com o quanto podemos (3); e às vezes, até além do que podemos (3).
  3. Contribuir é um ato pessoal e aqueles irmãos “suplicaram insistentemente o privilégio de participar” (4).

Finalizando – quando descobrimos, o quanto o Senhor Jesus foi generoso conosco e temos um Deus que nos sustenta,  não conseguimos ficar sem ajudar e contribuir com a Obra de Deus!

Deus os abençoe e que possa suprir todas as vossas necessidades em Cristo Jesus! (Filipenses 4.19).

Pr Paulo Alessandro

É Pastor da Igreja Batista Memorial de Pompeia. Casado com Raquel Leão. Formado em Marketing pela Universidade UNISA em 2003, Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo em 2013, Pós-graduando em Teologia e interpretação bíblica pela Faculdade Batista do Paraná! Mora em Pompeia / SP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *