Pedro nega a Jesus – João 18.15-18
Tirando a traição de Judas, considero esse um dos episódios mais tristes relatados pelos Evangelhos. Neste momento da trajetória de Jesus rumo à Crucificação, conseguimos ver através da vida de Pedro, a fragilidade do ser humano no seu compromisso com Cristo!
Vamos ao texto: Simão Pedro e outro discípulo estavam seguindo Jesus. Por ser conhecido do sumo sacerdote, este discípulo entrou com Jesus no pátio da casa do sumo sacerdote,
mas Pedro teve que ficar esperando do lado de fora da porta. O outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, voltou, falou com a moça encarregada da porta e fez Pedro entrar.
João 18:15,16 NVI
Ela então perguntou a Pedro: “Você não é um dos discípulos desse homem? ” Ele respondeu: “Não sou”.
Fazia frio; os servos e os guardas estavam ao redor de uma fogueira que haviam feito para se aquecerem. Pedro também estava em pé com eles, aquecendo-se.
João 18:17,18
Muitas vezes, não sabemos que estar distante de Jesus nos traz grandes consequências. Podemos dizer que seguir Jesus de longe, assim como, Pedro estava seguindo neste momento, nos traz grande angústia. Conforme esses versos acima, enquanto os outros discípulos fugiram (Mc 14.50), Pedro e outro discípulo seguiram Jesus à distância.
Pedro ficou na entrada do Pátio de longe, sem se identificar com Jesus, certamente preocupado com sua própria segurança. Mas, e você tem se identificado como um verdadeiro Cristão, onde quer que você esteja? Com sua vida? Seu testemunho? Bem, vemos que esse texto nos traz grandes lições!
E, quando, Pedro questionado pela criada, encarregada da porta (versículo 17), confrontado por ela, se ele era um dos seguidores de Jesus, Pedro Caiu! Sim, isso mesmo, o “apóstolo Pedro” logo na primeira etapa da provação, falhou. Pedro aquele que tinha tido os seus pés lavados pelo seu Mestre Jesus; aquele que tinha tomado a Ceia memorial com Jesus, caiu!
Naquele horário da noite e na companhia de outros que não eram discípulos, e aquecendo-se do frio, Pedro tem sua queda negando a Jesus!
Qual seria sua reação se estivesse no lugar de Pedro? Para falar a verdade como temos reagido no dia a dia, em nosso trabalho, faculdade, colégio, na presença de vizinhos, quando somos testados como Cristãos?
Talvez, a lição que fique para nós é como temos seguido a Jesus? à distância ou pertinho. Temos servido à Ele na sua Igreja local, proclamado a sua Palavra, contribuindo para o seu Reino?
Que possamos pedir Graça da parte de Deus, para podermos segui-lo e servi-lo de forma saudável!
Que Deus te abençoe e uma ótima semana!
Em Cristo!
Pr Paulo Alessandro
É Pastor da Igreja Batista Memorial de Pompeia. Casado com Raquel Leão. Formado em Marketing pela Universidade UNISA em 2003, Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo em 2013, Pós-graduando em Teologia e interpretação bíblica pela Faculdade Batista do Paraná! Mora em Pompeia / SP.