Comunhão
“Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.” (At 2.44).
Koinonia é uma palavra de origem grega e significa “comunhão”. Este termo se tornou muito comum entre os cristãos, sendo utilizado no sentido de companheirismo, participação, compartilhamento e contribuição com o próximo e com Deus.
Portanto, a Ibmep entende que em uma Igreja Saudável os irmãos se amam profundamente, apesar das limitações e defeitos que todo ser humano possui!
Na Igreja de Jerusalém, por exemplo: os irmãos gostavam de estar juntos. (At 2.44); Eles partilhavam seus bens (2.45), Eles apreciavam estar no Templo (2.46); e também nos lares (2.46b). Havia um só coração e uma só alma.
Entendemos que esses elementos que estavam presentes na Igreja do primeiro século, faz-se necessário para a harmonia e o bom relacionamento da Igreja do Senhor.
“A comunhão cristã e o cuidado cristão é o compartilhamento cristão”. John Stott.
A Ibmep vem através dessa área, oferecer as pessoas um cuidado Pastoral mútuo, num ambiente familiar, levando os cristãos a ter uma troca importante de relacionamento, no que diz respeito aos mandamentos recíprocos!
Ministério Oikos
Os primeiros cristãos se reuniam nas casas. A expressão “casa” na Bíblia é muito comum e tem um conceito muito amplo.
Sendo assim, a expressão “casa” no grego Oikos, incluía toda a família e as posses de seu titular, bem como as pessoas sobre as quais tinha influência. Isso não mudou muito no contexto da igreja atual, às pessoas da família que residem sob o mesmo teto que nós, outras com as quais se convive, como vizinhos, amigos e círculo de relacionamento (At 2:42-47;At 5:42; 1Cor 16:19; Rm 16:3-5; Fl 4:22; Cl 4:15.).
Foi dessa forma que a igreja nasceu e prosseguiu sua missão. E é dessa forma que a IBMEP entende ser o processo natural de crescimento na vida cristã.
Ou seja, o alvo do grupo familiar é criar um ambiente agradável que favoreça amizades, em que as pessoas tenham um estudo bíblico enquanto desfrutam da comunhão cristã. Assim, elas se sentem a vontade para fazer perguntas e expressar suas idéias. Criar um ambiente familiar em que há um cuidado pastoral e a prática dos mandamentos recíprocos e o evangelismo.
Caso não consiga abrir seu lar não se preocupe, você pode participar assim mesmo.
E você já manifestou seu desejo em participar de algum grupo familiar?